EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Este espaço destina-se para a discussão e interação entre todos os que necessitam ou simplesmente gostam das novas tecnologias aplicadas à educação.

quinta-feira, agosto 16, 2007

Mãos ao Micro, Professor!




Se você não se dá bem com o computador, descubra o potencial da informática. Se já é usuário, aprenda a fazer da escola um centro irradiador de conhecimento







Mais um ano vai começar e, com ele, uma necessidade se impõe: usar o computador na escola. Todo mundo já sabe que as novas tecnologias precisam ser incorporadas à educação porque fazem parte do dia-a-dia das pessoas e estão presentes nas mais variadas áreas da sociedade. Porém... Infelizmente, nem todos os professores têm amplo acesso à informática. Na verdade eles podem ser divididos em dois grandes grupos: 1) os que estão familiarizados com os micros, mas não sabem como utilizá-los em sala de aula; e 2) os que nunca chegaram perto da máquina, têm medo, mas não querem (nem podem) ficar para trás. Esta reportagem pretende orientá-lo em ambos os casos.
Se você se encontra na primeira situação, desconstruir é a palavra de ordem (ou será de desordem?). "O mundo mudou. As informações, o conhecimento e a produção cultural se dão hoje num sistema de redes, mas a escola continua vertical, parece uma linha de produção ou uma escola shopping center, aonde os alunos vão para consumir conhecimento, não para produzi-lo", avalia Nelson De Luca Pretto, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A solução? "Desconstruir esse modelo, para dar lugar a uma nova educação."
Isso envolve desde mudanças na formação e valorização dos professores até alterações na arquitetura dos prédios escolares, passando pela modernização da gestão e, é claro, pela criação de uma infra-estrutura digital que permita que todos interajam em rede. Assim, a informática como simples recurso pedagógico perde o sentido. "Se for só para dar aulas mais atraentes, não faz diferença ter ou não computadores", afirma Pretto.

Irradiar conhecimento
Para ele, é preciso que alunos e professores extrapolem a função instrumental do computador e passem a irradiar conhecimento através dele. Isso se faz com o emprego de softwares de autoria, a construção de páginas web e, sobretudo, o uso dos chamados softwares freeware (gratuitos), como o GNU/Linux, sistema que pode substituir o Windows e que dá autonomia para professores e alunos programarem o próprio ambiente computacional. E já há um exemplo bem-sucedido a seguir.
O governo do Rio Grande do Sul adotou o Linux em toda a esfera pública, incluindo as escolas (saiba mais no site
www.procergs.rs.gov.br). Para início de conversa, houve uma economia enorme. Só com licenciamento de software, os gastos do estado caíram de 18 milhões de reais, em 1999, para 150 mil reais em 2001. Na área da educação, foi criado o projeto Rede Escolar Livre (www.redeescolarlivre.rs.gov.br), que já está em 42 escolas da rede, atingindo cerca de 40 mil alunos.
Independentemente dessa questão, é preciso considerar a própria utilização das máquinas. O professor José Armando Valente, especialista em informática educativa, professor da Universidade Estadual de Campinas, propõe a seguinte classificação no texto "Diferentes Usos do Computador na Educação" (a íntegra pode ser lida em
upf.tche.br/~carolina/pos/valente.html):
. O computador como máquina de ensinar. Opção pouco efetiva, pois os alunos só consomem o que o computador está programado para produzir. Nesta categoria encaixam-se os programas do tipo tutorial, de exercício e prática, jogos e simuladores.
. O computador como ferramenta educacional. O estudante desenvolve algo e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de ele executar uma tarefa usando o computador. Aqui entram processadores de texto, planilhas, banco de dados, programas de construção e manipulação de gráficos, sistemas de autoria e calculadores numéricos. O sistema Logo, que dá autonomia para programar projetos, trabalha nessa linha.
Valente observa que a classificação de um software não é simples, pois pode haver aspectos de uma ou outra categoria. Cabe ao professor dosar sua utilização conforme os objetivos.

Sem medo da máquina
Pois bem, você leu o texto até aqui, mas não entendeu muita coisa, pois sua experiência com computadores é zero. O que fazer? Ingrid, uma garota de 8 anos que participou de uma aula inaugural na UFBA, dá a resposta: "É só futucar". Ela sabe o que diz. Sem nunca ter feito um curso e sem saber falar inglês, ela joga videogame com destreza. Em outras palavras, mãos ao micro!
Gastar dinheiro com um curso de informática pode não ser a melhor saída para superar a fobia inicial. "É mais interessante pegar alguém que já conheça informática — possivelmente um de seus alunos — e montar um programa básico para ser trabalhado na escola com professores e estudantes que ainda não sabem mexer no micro. Melhor ainda se essas lições envolverem a resolução de problemas da própria escola", sugere Pretto.
Se a dificuldade é ainda mais básica (arrumar dinheiro para adquirir o equipamento), busque apoio da comunidade, fale com pequenos empresários locais e faça campanhas para garantir que sua escola compre um ou mais computadores. O mesmo vale para conseguir acesso à internet. Parceria e apoio são as palavras-chave. Como diz o profesor Pretto: "Mais importante do que a internet estar na escola é a escola estar na internet. Afinal, a informática muda a forma de nos relacionarmos com as coisas da vida."
Fonte: Nova Escola On-line
-Para os alunos da FARRP: Comente as afirmações do professor Nelson De Luca Pretto, considerando a necessidade de professores e alunos adquirirem cultura digital.

28 Comments:

  • At 5:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto,a informatica na escola ajuda a desenvolver a criticidade e visão de mundo do ser pensante,no entanto precisa-se de ousadia e curiosidade para poder administrar essa máquina que se chama tecnologia do futuro. Toda e qualquer pessoa acaba por usar o computador,a partir do momento que se está usando o proprio celular,isso implica em alguns questionamentos:a informatica atrapalha a compreensão?envolve de forma ilicita?ou faz com que o individuo tenha mais praticidade no seu cotidiano? Essas reflexões deixa bem claro que o professor Pretto é totalmente a favor da inovação tecnologica que está se expandindo por todo universo,portanto não cabe à escola ficar fora dessa tecnologia e dar oportunidade a todos os usuarios de "futucar".

     
  • At 5:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto,a informatica na escola ajuda a desenvolver a criticidade e visão de mundo do ser pensante,no entanto precisa-se de ousadia e curiosidade para poder administrar essa máquina que se chama tecnologia do futuro. Toda e qualquer pessoa acaba por usar o computador,a partir do momento que se está usando o proprio celular,isso implica em alguns questionamentos:a informatica atrapalha a compreensão?envolve de forma ilicita?ou faz com que o individuo tenha mais praticidade no seu cotidiano? Essas reflexões deixa bem claro que o professor Pretto é totalmente a favor da inovação tecnologica que está se expandindo por todo universo,portanto não cabe à escola ficar fora dessa tecnologia e dar oportunidade a todos os usuarios de "futucar".

     
  • At 5:03 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto,a informatica na escola ajuda a desenvolver a criticidade e visão de mundo do ser pensante,no entanto precisa-se de ousadia e curiosidade para poder administrar essa máquina que se chama tecnologia do futuro. Toda e qualquer pessoa acaba por usar o computador,a partir do momento que se está usando o proprio celular,isso implica em alguns questionamentos:a informatica atrapalha a compreensão?envolve de forma ilicita?ou faz com que o individuo tenha mais praticidade no seu cotidiano? Essas reflexões deixa bem claro que o professor Pretto é totalmente a favor da inovação tecnologica que está se expandindo por todo universo,portanto não cabe à escola ficar fora dessa tecnologia e dar oportunidade a todos os usuarios de "futucar".

     
  • At 5:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    Devemos nos preocupar com a questão da informática na educação porque as avidêcias disponiveis,embora não tão amplas e contudentes quanto se poderia desejar, demonstram que o contato regrado e orientado da criança com o computador em uma situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para a aceleração de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual.
    Sendo assim, para preparar nossos alunos adequadamente para viver e atuar profissionalmente no século XXI, é preciso incorporar á educação, as novas tecnologias, irradiando conhecimento e sem medo da máquina.

     
  • At 5:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    É mais que evidente a necessidade de cultura digital na escol, embora nós brasileiro estejamos engatinhando para esse processo que se dá de maneira notável.

    É comum observarmos em vários pontos como: ruas, cidades, estados e países a influência da informática.

    É preciso por as "mãos no micro" como nos diz o professor Nelson De Luca Pretto, a observar os que estão familiarizados com os micros e os que não estão, pois os mesmos precisam se inteirar através do orientador conscientemente das novas tecnologias, de forma consciente, para que possa obter sucesso ou melhor, ter acesso aos mais diferentes tipos de culturas e conhecimentos, buscando traçar seus objetivos de acordo com suas necessidades para "irradiar novos conhecimentos" como nos diz o autor.

    Por fim, para irradiar e compartilhar esses novos conhecimentos construídos a partir de outros conhecimentos ou informações, é preciso "Futucar" como nos diz a garota de 8 anos que participou da aula inaugural na UFBA, sem nunca ter feito um curso de informática, pois, para que se aprenda o novo é preciso conhecê-lo e para conhecê-lo é preciso vivencia-lo, a observar a parceria e o apoio do sistema consciente da necessidade dessa evolução cibernética.

     
  • At 5:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pensar em educação e novas tecnologias em sala de aula é pensar,sobretudo, na melhoria da educaçao. Embora alguns ainda alimentem o medo pelo computador este tem sido uma ferramenta imprescindível na sala de aula, na medida em que contribuem significativamente para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competencias de nossos alunos. Como afirma Pretto "Mais importante do que a internet estar na escola é a escola estar na internet. Afinal, a informática muda a forma de nos relacionarmos com as coisas da vida." Desta forma o uso de computadores em sala de aula não significam efetivamente o sucesso, o importante mesmo é que a escola esteja na internet, e isso se torna possível através de ações e envolvimento da comunidade familiar e escolar. Compreender o uso de tecnologias em sala de aula, é portanto, educar para a tecnologia.

     
  • At 5:14 PM, Anonymous Anônimo said…

    Pensar em educação e novas tecnologias em sala de aula é pensar,sobretudo, na melhoria da educaçao. Embora alguns ainda alimentem o medo pelo computador este tem sido uma ferramenta imprescindível na sala de aula, na medida em que contribuem significativamente para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competencias de nossos alunos. Como afirma Pretto "Mais importante do que a internet estar na escola é a escola estar na internet. Afinal, a informática muda a forma de nos relacionarmos com as coisas da vida." Desta forma o uso de computadores em sala de aula não significam efetivamente o sucesso, o importante mesmo é que a escola esteja na internet, e isso se torna possível através de ações e envolvimento da comunidade familiar e escolar. Compreender o uso de tecnologias em sala de aula, é portanto, educar para a tecnologia.

    5:14 PM

     
  • At 5:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo a avaliação do Diretor da Faculdade de Educação da UFBA o uso da tecnologia é necessário para que haja a elaboração de projetos, para execução dos trabalhos realizados com informática. Quando a garotinha Ingrid surpreende seus pais, dizendo que é só "futucar", que se descobre como funciona, isso quer dizer que a criança não se amedronta com nada.

     
  • At 5:25 PM, Anonymous Anônimo said…

    Apesar do uso do computador nas escolas ainda cause muita polêmica, nós professores e alunos vemos, o quanto é importante o uso deste instrumento como ferramenta educacional nas escolas.O contato do aluno com o computador em situação de ensino/aprendizagem,contribue positivamente para a aceleração de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual.Mas, precisamos urgentemente nos capacitarmos em informática, pois sem essa capacitação, sem dúvida ficaremos cada vez mais distante dos países desenvolvidos, já que vivemos num mundo globalizado, e o processo de informatização da sociedade, que já atinge o Brasil, caminha com espantosa rapidez.Sendo assim,é de nossa responsabilidade oferecer a melhor preparação posível aos nossos alunos, para que eles possam viver e atuar numa sociedade informatizada.

     
  • At 5:40 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Nelson de Luca Pretto o computador possui grande importância na educação, mas existe uma grande resistência dos que não sabem utiliza-lo, tem medo e precisam aprender e dos que estão familiarizados e não sabem utilizar em sala de aula.A informatização é essencial, mas o sistema educacional parece não aceitar as mudanças e os alunos consomem conhecimentos e não produzem e para a informatização dar certo é preciso uma união integrada de vários fatores que envolvem a valorização e capacitação dos professores, na arquitetura dos prèdios escolares e infra-estrutura digital para com isso haver a interação e náo dar aulas infomatizadas somente para torna-las atraentes e sim com um objetivo, para onde se quer chegar, inquietando a curiosidade dos alunos em relação os assuntos abordados, levando-os a produção de conhecimento.

     
  • At 4:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundoo artigo,a informatica na escola ajuda a desenvolver a criticidade e visão de mundo do ser pensante, no entanto precisa-se de ousadia e curiosidade para poder administrar essa máquina que se chama tecnologia do futuro.Embora alguns ainda alimentem o medo pelo computador este tem sido uma ferramenta imprescindível na sala de aula, na medida em que contribuem significativamente para aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências de nossos alunos. O contato do aluno com o computador em situação de ensino/aprendizagem,contribue positivamente para a aceleração de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. uso da tecnologia é necessário para que haja a elaboração de projetos, para execução dos trabalhos realizados com informática. Quando a garotinha Ingrid surpreende seus pais, dizendo que é só "futucar", que se descobre como funciona, isso quer dizer que a criança não se amedronta com nada.

     
  • At 5:18 PM, Anonymous Anônimo said…

    É de suma importãncia o professor ter cultura digital,poisajudaa desempenhar um papel importante para os alunos,torna-se um ser pensante com conhecimento de mundo e uma visao ampla que contribuem a aceleraçao de seu desenvolvimento intelectual quanto para o professor quanto para o aluno.No entanto é preciso aplicar em sala de aula porque os alunos já possuemo conhecimento prévio com isso ajuda a praticar melhor sua cultura e os resultados serao melhor.Nao devemos ter medo do mundo tecnologico porém é um meio de interagir com o meio e favorece
    com êxito.

     
  • At 5:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Nelson de Luca pretto ao abordar sobre o uso do computador na escola,é bastante louvavél quando fala sobre a importância para uma maior aprendizagem, pois hoje, nós vivemos na era da tecnologia e se faz necessário que esta seja inserida também nas salas de aula com o objetivo de levar o aluno a torna-se apto até mesmo para um futuro promissor no que diz respeito a profissão. Porém é como diz o Sn. Nelson que é necessário preparação dos professores os quais muitos não estão aptos a essas novas tecnologias.

     
  • At 5:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    KELLY CATARINA LTERAS VI,NOTURNO

    O professor apresenta a importância da tecnologia na sociedade de nosso tempo. Focaliza a reflexão sobre a formação continuada de professores, questões da legislação e de acesso universal à educação, valorizando as interações sociais e as contribuições das novas tecnologias no processo de construção do conhecimento. Acrescenta avanços na legislação referente às novas tecnologias em educação no Brasil. Não se pode negar a contribuição das novas tecnologias para a educação e para a sociedade em geral. Entretanto, alguns seres humanos ainda são excluídos do acesso a essas tecnologias, ou possuem um acesso restrito. Essa questão necessita ser revisada, por novos investimentos governamentais. No Brasil há avanços, especialmente nos últimos anos, mas perante a velocidade do mundo das informações e das comunicações, novos investimentos são essenciais. Deve-se refletir sobre a importância das novas tecnologias nas diferentes áreas do conhecimento, mas deve-se questionar se esses avanços podem ou não ocasionar o isolamento dos sujeitos. Na realidade,existe um paradoxo: as tecnologias em rede permitem avanços na troca veloz de informações e na comunicação, mas os seres humanos, diante do computador ou de outros equipamentos tecnológicos permanecem solitários.

     
  • At 5:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    A Educaçaõ só vai prepararar o cidadaõ para conviver nesta sociedade cultural emergente se usar a informática como aliada, pois o mundo mudou e nós precisamos dar conta disso ,por isso a informática
    deve ser a ferramenta indispensável
    no processo de ensino e aprendizagem,visto que nos tranforma num membro ativo da aldeia global.

     
  • At 5:34 PM, Anonymous Anônimo said…

    Falar em educação é afirmar que a mesma segue em passos significativos para a modernização, ou seja, é impossível hoje, o professor não adequar-se às inovações tecnológicas educacionais, que têm por objetivo, auxiliar o educador na realização de uma prática pedagógica concisa.
    O que é considerado por muitos educadores uma peça insignificante para uma aprendizagem sólida, é, sem sombra de dúvidas, um aliado no aprimoramento educacional, uma vez que permite ao aluno um campo vasto de conteúdos(suporte)possibilitando-o
    interagir em diferentes áreas educacionais(opiniões diversas),tornando o saber do aluno em algo concreto,tendo um papel decisivo na formação de sua personalidade(desenvolvimento crítico).

     
  • At 5:35 PM, Anonymous Anônimo said…

    O artigo de Nelson de Luca Pretto, mostra que é de fundamental importância tanto para o educador como para o aluno, que se incorporem nessa tecnologia, pois está muito presente no nosso cotidiano, e as informações são passadas por esse sistema de redes, e para adquirir conhecimentos precisa-se utilizar esse meio de comunicação. Portanto, é necessário o uso do computador na escola, pois o mundo se modernizou e o mesmo tem que está inserido em diversas atividades na educação, cabendo assim, ao professor saber utilizar conforme sua metodologia e os objetivos a serem alcançados.

     
  • At 5:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    A informática na escola ajuda ao aluno a desenvolver sua criatividade ,pois as crianças não tenhe medo de errar, pois quer descobrir novos horizontes, isso porque são mais curiosas.

     
  • At 5:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    sabemos o quanto é importante o uso do computador como ferramenta educacional nas escolas , e como facilita a situação de ensino/apendizagem, contribuindo de maneira positiva para aceleração e desenvolvimento cognitivo e intelectual.

     
  • At 5:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto o computador é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar, mas infelizmente os professores têm resistência quanto ao uso dessa nova tecnologia.Pois sua grande maioria não tem preparaçao para o manuseio destes equipamentos,o que dificuta o desenvolvimento intelectual do aluno em relação a sua preparaçao profissional.Diante disso percebe-se a necessidade de inserir a tecnologia no cotidiano escolar.Pois entende-se que é a partir dela que o aluno desenvolverá novas habilidades e novas competências em seu âmbito escolar.

     
  • At 5:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto o computador é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar, mas infelizmente os professores têm resistência quanto ao uso dessa nova tecnologia.Pois sua grande maioria não tem preparaçao para o manuseio destes equipamentos,o que dificuta o desenvolvimento intelectual do aluno em relação a sua preparaçao profissional.Diante disso percebe-se a necessidade de inserir a tecnologia no cotidiano escolar.Pois entende-se que é a partir dela que o aluno desenvolverá novas habilidades e novas competências em seu âmbito escolar.

     
  • At 5:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto o computador é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar, mas infelizmente os professores têm resistência quanto ao uso dessa nova tecnologia.Pois sua grande maioria não tem preparaçao para o manuseio destes equipamentos,o que dificuta o desenvolvimento intelectual do aluno em relação a sua preparaçao profissional.Diante disso percebe-se a necessidade de inserir a tecnologia no cotidiano escolar.Pois entende-se que é a partir dela que o aluno desenvolverá novas habilidades e novas competências em seu âmbito escolar.

     
  • At 5:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    Segundo Pretto o computador é de fundamental importância para o desenvolvimento escolar, mas infelizmente os professores têm resistência quanto ao uso dessa nova tecnologia.Pois sua grande maioria não tem preparaçao para o manuseio destes equipamentos,o que dificuta o desenvolvimento intelectual do aluno em relação a sua preparaçao profissional.Diante disso percebe-se a necessidade de inserir a tecnologia no cotidiano escolar.Pois entende-se que é a partir dela que o aluno desenvolverá novas habilidades e novas competências em seu âmbito escolar.

     
  • At 5:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    A informática na escola ajuda a desenvolver a visão de mundo dos educadores e educandos. Pois atrvés da tecnologia os alunos descobre novos horizontes, além de preparar o cidadão para viver na sociedade.

     
  • At 5:28 PM, Anonymous Anônimo said…

    O artigo aborda a suma importância do uso da tecnologia digital no âmbito educacional e o déficit existente com relação à sua prática por parte dos professores. Atualmente a cultura digital é fundamental tanto para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem como também para desenvolvimento intelectual dos educandos que vivem cada vez mais envolvidos nessa nova era. Nessa perspectiva faz-se necessário que os professores mantenham-se a par dessas transformações para que saibam utilizar esses recursos de forma positiva sendo capazes de formar cidadãos críticos.

     
  • At 5:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    O artigo aborda a suma importância do uso da tecnologia digital no âmbito educacional e o déficit existente com relação à sua prática por parte dos professores. Atualmente a cultura digital é fundamental tanto para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem como também para desenvolvimento intelectual dos educandos que vivem cada vez mais envolvidos nessa nova era. Nessa perspectiva faz-se necessário que os professores mamtenham-se a par dessas transformações para que saibam utilizar esses recursos de forma positiva sendo capazes de formar cidadãos críticos...

     
  • At 3:39 PM, Anonymous Cleudes said…

    A evolução da tecnologia sempre esteve presente na vida do homem.
    A primeira forma escrita de comunicar-se foi através dos papiros(vegetal). Depois disto nasceu uma nova tecnologia , os pergaminhos (processo feito com couro de animais). O mundo continuava evoluindo e novos processos tecnológicos surgiam.
    Veio a invensão do papel, da pena e da tinta, passamos, com isso, a nos comunicar com mais facilidade.
    Os tempos foram passando e surgiu a máquina de escrever, o mimiografo, a máquina de calcular.
    Todos esses processos foram avanços tecnológicos.
    Nesses tempos atuais existe o computador, a internete, o celular. Praticamente o mundo passou a ser virtual.
    Eu, na qualidade de professora, acredito que os desafios sempre estiveram presentes. Precisamos é nos adaptar e a utilizar às tecnologias existentes a seu tempo.
    Sabe-se lá o que vem por aí !

     
  • At 4:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    Bonjorno, www.entci.blogspot.com!
    [url=http://viagraradj.pun.pl/ ]Acquisto viagra in Italia[/url] [url=http://cialisantr.pun.pl/ ]Acquistare cialis in Italia[/url] [url=http://viagrarier.pun.pl/ ]Comprare viagra generico[/url] [url=http://cialistagh.pun.pl/ ]Acquisto cialis generico[/url] [url=http://viagraenat.pun.pl/ ]Compra viagra in Italia[/url] [url=http://cialisdkee.pun.pl/ ]Acquisto cialis in Italia[/url]

     

Postar um comentário

<< Home