EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Este espaço destina-se para a discussão e interação entre todos os que necessitam ou simplesmente gostam das novas tecnologias aplicadas à educação.

terça-feira, outubro 31, 2006


O audiovisual na educação
Profª. Drª. Marília Franco - Escola de Comunicações e Artes


O uso do audiovisual na sala de aula depende do ambiente: os sentidos devem estar numa situação confortável para que garanta a atenção.

Processo de aprendizado de Jean Piaget
O aparato cognitivo é acionado com uma motivação afetiva. Fazemos uma apropriação daquilo que nos afeta e, assim fazemos uma assimilação, ou seja, colocamos para dentro aquilo que nos afetou. Em seguida há uma acomodação daquilo que foi apropriado dentro de nossa bagagem cognitiva.
O audiovisual seria, portanto, a maneira mais dinâmica de exercer esse processo, pois ele garante uma sensação de pertencimento àquilo que é assimilado com os sentidos: é esta a relação estabelecida pela linguagem.
A escolha dos gêneros está muito ligado ao tipo de emoção que se quer colocar no momento de lazer. Assim, o audiovisual age como um influenciador de sentido. É importante entender que o processo de cognição não é um processo racional, mas afetivo.
Portanto, o trabalho do professor é articular o emocional suscitado pelo audiovisual com o racional do discurso escolar.

Que competências intelectuais uso para assimilar?
Para Howard Gardner inteligência é competência. Há três tipos de potenciais de competências: para construir problemas; para resolver problemas e para criar produtos.

Os sete tipos de competências:
Corporal sinestésica (capacidade de movimentar o corpo no espaço)
Espacial (capacidade para colocar coisas no espaço)
Rítmica ou sonora
Intra-pessoal (capacidade para o autoconhecimento)
Extra-pessoal (capacidade para o interrelacionamento)
Linguística
Lógico-matemática

A escola predomina sobre essas últimas duas competências. A expressão da experiência cognitiva deve olhar o conjunto de competências, a sua articulação é que deve ser considerada.
A aula permite a assimilação, mas o processo de conhecimento é interior. Por isso o professor deve aceitar o processo de assimilação do aluno.

6 Comments:

  • At 6:39 PM, Blogger Osvaldo Morais said…

    OLÁ A TODOS!
    PARA COMENTAR VOCÊ DEVE ESCREVER NO CAMPO AO LADO, CLICAR EM "OUTRO", ESCREVER SEU NOME E CLICAR EM "PUBLICAR SEU COMENTÁRIO".

     
  • At 5:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vivemos hoje, um novo modelo de sociedade, pois os avanços tecnológicos nos induz a uma reorganização de vida de maneira geral. A educação é prioridade, porque, educar é essencialmente comunicar. Nós educadores devemos priorizar a utilização das novas tecnologias em sala de aula, porém , devemos nos atentar a forma de trabalhar, exigindo-se assim reflexão sobre a prática para que não façamos uso de tal tecnologia apenas por modismo. sendo assim, reflita sempre sua práxis: "ação, reflexão, ação"...

     
  • At 5:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vivemos hoje, um novo modelo de sociedade, pois os avanços tecnológicos nos induz a uma reorganização de vida de maneira geral. A educação é prioridade, porque, educar é essencialmente comunicar. Nós educadores devemos priorizar a utilização das novas tecnologias em sala de aula, porém , devemos nos atentar a forma de trabalhar, exigindo-se assim reflexão sobre a prática para que não façamos uso de tal tecnologia apenas por modismo. sendo assim, reflita sempre sua práxis: "ação, reflexão, ação"...

     
  • At 5:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vivemos hoje, um novo modelo de sociedade, pois os avanços tecnológicos nos induz a uma reorganização de vida de maneira geral. A educação é prioridade, porque, educar é essencialmente comunicar. Nós educadores devemos priorizar a utilização das novas tecnologias em sala de aula, porém , devemos nos atentar a forma de trabalhar, exigindo-se assim reflexão sobre a prática para que não façamos uso de tal tecnologia apenas por modismo. sendo assim, reflita sempre sua práxis: "ação, reflexão, ação"...

     
  • At 2:56 PM, Anonymous Anônimo said…

    O texto fala do recurso audiovisual como um instrumento para despertar a inteligência emocional do alunado. Tomando como parâmetro Piaget, a autora, aponta a importância do afeto para o aprendizado. Aquilo que realmente nos marca é que realmente aprendemos, já que o processo requer assimilação e uma posterior acomodação. A autora apresenta sua idéia de forma interessante e respaldada em autores como Piaget e Howard Gardner.

     
  • At 6:53 PM, Anonymous Anônimo said…

    MÁRCIA E ROSIMEIRE

    O texto retrata a importância do audovisual no processo de aprendizagem e a relação afetiva que criamos com aquilo que aprendemos através de tal recurso.
    É importante lembrar que partindo da concepção das multiplas inteligências o sujeito desenvolve diferentes competências a partir do momento que o professor consegue ligar aquilo que se pretende aprender com as emoções e motivações despertadas pela utilização adequada dos audovisuais, adquirindo resultados mais reflexivos.Aquilo que se aprende através do despertar das emoções torna-se verdadeiramente significativo.

     

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