EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

Este espaço destina-se para a discussão e interação entre todos os que necessitam ou simplesmente gostam das novas tecnologias aplicadas à educação.

terça-feira, outubro 31, 2006

Linguagem Audiovisual e a Educação

Os processos interativos, procuram estabelecer a probabilidade da expressão e da criação por meios audiovisuais. Os meios audiovisuais deixam de ser apenas uma ferramenta didática, demandando uma interação continuada que permite mais do que olhar imagens, mas interpretá-las visando à criação de novas mensagens e informações. É especialmente por meio das imagens e sons passíveis de serem anotados por ferramentas audiovisuais que se fundamenta a sociedade global. A linguagem audiovisual torna possível a veiculação de uma enorme variável de informações, sob os mais diversos contornos e gêneros. A televisão na escola significa, não apenas mais um expediente pedagógico, mas também uma nova opção educativa de colocar essa escola no mundo, abrindo novos espaços e novas perspectivas ainda não integralmente explorados. A televisão, no mundo contemporâneo, com suas opções a cabo, suas antenas parabólicas, traz o mundo para dentro da escola por meio dos múltiplos programas, mas também introduz a escola em um novo espaço e nova perspectiva com enfoque global. Uma das principais características do mundo contemporâneo consiste no acontecimento de que diferentes espaços se integram e se interatuam. A escola, no contexto da sociedade contemporânea não pode mais ser avaliada como um ambiente independente, mas sim um lugar dentro de outros espaços, interagindo-se mutuamente. O grande desafio que se depara é o de integrar consciente e criticamente toda a comunidade escolar, no mundo da sociedade globalizada. Torna-se indispensável a constituição de novas metodologias que permitam a introdução de professores e educandos no mundo do cultivo de mensagens por meio da linguagem audiovisual, método que alguns autores chamam de alfabetização audiovisual. A comunicação terá que ser de mão dupla, não somente para garantir a possibilidade da livre expressão, mas também proporcionar o próprio processo de construção do diálogo humano. A atração da linguagem audiovisual é constante, proporcionando ao público uma enxurrada de informações, que mesmo sem procedimento pedagógico, transforma-se em formação através da comunicação. Quando introduzimos os recursos audiovisuais em sala de aula, devemos nos atentar para ao resgatarmos o componente de estudo podermos oferecer recursos para interpretá-lo e analisá-lo criticamente, permitindo a compreensão do procedimento da inclusão da cultura audiovisual. Atraído pela linguagem audiovisual, o homem perde o seu referencial, adquirindo o referencial da imagem transmitida, “coisificando- se”. Porisso, temos que tomar cuidado, zelando para que os educandos adquiram consciência crítica em relação aos meios de comunicação, para não ficarem despersonalizados. Quando o professor constrói competência e habilidade para trabalhar com recursos tecnológicos, ao contextualizar suas atividades didáticas, esses procedimentos serão usados como mais uma ferramenta pedagógica enriquecedora do texto e do contexto que estão sendo trabalhados. Pois, o conhecimento do consumo midiático é um instrumento importante para a educação de uma maneira geral, não só para o entendimento dos conteúdos escolares, mas para a avaliação, interpretação e o refinamento do gosto do público escolar. Estamos sugerindo descobrir, através de atividades metódicas a postura dos educandos diante do mundo, dos seus princípios e das suas identidades, para interagirmos com eles nossas e novas idéias. A era da informação é também a era da educação, plena e unificada. Os alunos têm que viver a experiência de descobrir por si mesmos o que está acontecendo, o que está sendo mostrado e como está sendo mostrado, e também o que está sendo omitido. Parece-me que a comunicação atualmente está muito sustentada em todos os meios pela tecnologia de informação. E isso coloca, à educação, múltiplos temários. Um é a alfabetização múltipla, pois a linguagem escrita já não basta com a proliferação de tecnologias, de linguagens e de expressões. Isso implica alfabetizar os estudantes para que sejam capazes de elaborar suas próprias comunicações, com suas distintas linguagens, com distintas lógicas de articulação.
(Guillermo Orozco Gómez) Referências: Uma pedagogia para os meios de comunicação, Guillermo Orozco Gómez Autora: Amelia Hamze

8 Comments:

  • At 6:38 PM, Blogger Osvaldo Morais said…

    OLÁ A TODOS!
    PARA COMENTAR VOCÊ DEVE ESCREVER NO CAMPO AO LADO, CLICAR EM "OUTRO", ESCREVER SEU NOME E CLICAR EM "PUBLICAR SEU COMENTÁRIO".

     
  • At 4:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Retrata o texto experiências com jovens sobre produção audiovisual constatando que crianças e adolescentes além de observadores podem ser também produtores.A imaginação das crianças viaja, voa,projeta ações que constam nos trabalhos vistos e nos que fluem da fantasia.
    O texto é bastante sugestivo, nos faz ver o quanto a criança é capaz, o quanto a sua inteligência pode absorver situações concretas e abstratas de forma simultânea, chegando a criar enredos como fatos reais.
    Dessa forma, o audiovisual deve fazer parte das ferramentas utilizadas para o ensino-aprendizagem.

     
  • At 2:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    O texto apresenta o recurso audiovisual como importante para o processo ensino aprendizagem no mundo globalizado que hoje vivemos. Contudo, alerta também, para que o professor promova situações de criticidade dos conteúdos aprezendados pela mída, para que o alunado, possa reletir o que ocorre no dia-a-dia e como a mída apresenta os fatos.
    É um texto muito interessante, que apresenta o material audiovisual com a real importância que lhe convem.

     
  • At 6:54 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cleidinalva e Eloilson

    O texto relata a importância da utilização de recursos audio -visuais na educação , pois , o mesmo age como um mediador na assimilação de determinado contéudo,tornando muito mais fácil a aprendizagem do educando. afinal de contas O que se pode vê se internaliza com maior facilidade.
    Qualquer pessoa, tem a capacidade de recontar deteminado filme e até mesmo o capítulo de uma novela.Aplicando essas metodologias na educação, as aulas serão mais atrativas além de alcançar resultados qualitativos.

     
  • At 8:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    a educação hj em dia ela tem que ser publicada de uma forma ampla onde todos possam compartilhar informações.
    Em sala de aula deve-se ter vários recursos mesmo para ser trabalhado pos na verdade é a através desse recurso que poderemos ter nmais uma visão ampla de mundooo.
    farrp

     
  • At 8:23 AM, Anonymous Anônimo said…

    é sempre muito bom saber que na realidade o que está acontecendo tudo de inovador.
    me torno muto feliz por ser pedagoga.
    sei que vou trazer através desss informações obtidas pelo meu estidos sobre o que fazewr para melhorar e esempre me questionar o que estou fazendo de legal.
    é sempre bom fazer o bem e passar o mundo globalizado e inovador para minhas crianças e toda uma sociedade comteporânea.

     
  • At 5:31 AM, Anonymous sirlane souza said…

    A linguagem escrita possui uma enorme força persuasiva,imagine o quanto tem força o audio e visual juntos. O quanto pode ser atrativo e convincente ao passo em que ouvimos vemos imagens relacionadas.

     
  • At 6:22 AM, Blogger Unknown said…

    O que a gente vê, cria em nós uma grande impressão e possui maior probabilidade de se assimilar com facilidade. De facto, vai ser muito bom reflectir na introdução desta tecnologia na educação.

     

Postar um comentário

<< Home